Depoimentos

Muitas foram as pessoas que conviveram com Victorina Sagboni e sobre ela manifestaram sua admiração através de textos críticos[1] e depoimentos.

Victorina foi definida pelas frases de muitos críticos de arte. No auge de sua carreira segundo Ricardo Albin afirmou:

(…) sua arte foge aos modismos e aos grupos para se integrar entre aqueles belos e generosos exemplos de arte comprometida apenas com o interior anímico, com os mecanismos plásticos gerados pelo inconsciente[2].

            Identifica-se na obra de Victorina uma linguagem gráfica particular, que transmite suas reflexões e sensações sobre o mundo e além dele, representadas por um craquelê. Ayala (2002) revela sobre seu trabalho:

Seus trabalhos se situam no limiar da pintura e do desenho, surgem aguadas que por sua vez sugerem imagens, estando esta imagética vinculada a reflexões de ordem mística e visionária. Como antigos mapas, o emaranhado lúcido e intenso de Victorina nos convida a um debruçamento maravilhado. (AYALA, 2002, p. 67).

“… Victorina: Vi seus trabalhhos com atenção pelo fascínio espiritual que exercem. É novo. Apesar do lado nostálgico ‘belle époque’ que neles também existe, pelo eventual simbolismo. Caso haja algum preciosismo, trata-se da versão em que o mesmo se reapresenta como elemento fermentador de memória. às vezes sensual, rico de contéudo humano” (Mario Barata – Crítico de Arte – RJ)

” Victorina é realista, com tendência para o fantástico em seus desenhos. e obtém efeitos de textura muito bons. Seus temas não são simples, lembrando certas preocupações simbolisticas da época de ‘art-Nouveau’, na caligrafia e na figuração. O essencial é que a artista possui talento.” (Antonio Bento – Crítico de Arte – RJ)

” Eu fiz dois elogios a Victorina; foram elogios mudos; comprei quadros seus na exposição em um Banco de Ipanema; depois, em nova exposição, comprei outro em uma Galeria do Leblon; comprei, paguei com meu escasso dinheiro, dinheiro que eu ganho batenedo à máquina, há mais de quarenta anos; comprei, paguei e pendurei na parede da minha casa. Preciso dizer mais alguam coisa Victorina?” ( Rubem Braga – RJ)

” La Brasilenã Victorina Sagboni ofrece una série de curiosos, de espléndidos cuadros, realizados según una técnica bastante inusual (óleo sobre papel, luego atravesado por una verdadera red de sutilismos dibujos a tinta) y con una perfección que hace pensar en los prerrefaelistas ingleses e incluso en ese etupendo maestro de la línea que fuera E. Beardsley. Dibujante e pintora fuera de lo común, habrá que estar atento, de aqui em más, a todo cuanto de ella nos llegue.” ( César Magrini – Crítico de Arte – Buenos Aires)


[1]            Frases de:  ALBIN; BARATA; BENTO; BRAGA; MAGRINI;  estão presentes no catálogo da exposição de Victorina em 1980, na Galeria Trevo no Rio de Janeiro.

* Foto do catálogo de exposição.

[2]           Ricardo Cravo Albin (Jornalista, historiador, crítico e radialista).

Anúncios

3 respostas para Depoimentos

  1. Giovanni Barcelos disse:

    Iniciativa louvável não só pela contribuição a história da arte paranaense, mas também pelo resgate da biografia e obra de Victorina Sagboni.
    Blog bem estruturado e rico em conteúdo, aguardo as atualizações.
    Giovanni Barcelos

  2. André Hajjar Sagboni Montanha Teixeira disse:

    O trabalho está maravilhoso e a artista é muito merecedora desta homenagem. Nós da família da Victorina estamos honrados e muito agradecidos pela dedicação nas pesquisas que contribuiram para o enriquecimento da história documentada das artes plásticas paranaenses.

  3. Haroldo Castro disse:

    Conheci Victorina no final dos anos 1970, adquiri vários quadros dela e depois fui morar no exterior por 3 décadas. Nunca mais tive notícias dela. Pelo que entendi, Victorina nos deixou. Mande notícias. Obrigado, Haroldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s